O controlo de emissões é cada vez mais apertado para a indústria automóvel, o que levou as marcas a apostar forte no desenvolvimento de modelos que reduzissem o impacto negativo no meio ambiente. Umas operaram pequenas, mas úteis, modificações em toda a sua oferta, enquanto que outras, como a Seat, lançaram versões específicas com alterações significativas para conseguir diminuir consumos e emissões. O ambiente agradece e a carteira também, já que, em Portugal, menos emissões também significa mais barato.
O Ibiza Ecomotive pode orgulhar-se de ser o campeão dos menos poluentes da sua classe, pois emite apenas 98g/km de CO2 e regista um consumo de 3,7 litros de gasóleo por cada cem quilómetros percorridos, numa utilização combinada de estrada e cidade.
O motor eleito para esta versão é o 1.4 TDI, um três cilindros com uma potência de 80 cv às 4000 rpm e um binário de 195 Nm, constante entre as 1800 e as 2000 rpm, tendo sido feitos ajustes na gestão electrónica, além da inclusão de uma válvula EGR e de um filtro de partículas junto ao colector de escape.
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| A posição de condução é correcta graças à dupla regulação do volante. O tablier exibe boa montagem, apesar do recurso a plásticos rijos |
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Alterações importantes
A redução de emissões foi também conseguida pelas alterações aerodinâmicas efectuadas, como o fecho da grelha (o ar passa a entrar pela inferior) ou um spoiler dianteiro com 40 mm, utilizado pela primeira vez num Seat. Atrás também existe um deflector que contribui para a redução de consumos e emissões, além do look mais desportivo que este elemento sempre acarreta. Foram também colocados pequenos deflectores nas rodas traseiras, que contribuíram para um Cx final de 0,30, o que não deixa de ser salutar, tendo em conta que o valor num Ibiza “normal” é de 0,33.
Outra das características do Ecomotive são os tampões plásticos nas jantes de 14 polegadas, os quais oferecem menor resistência ao ar, que é o que se pretende quando a ideia é reduzir consumos. Até a pressão dos pneus obedece a um critério diferente do modelo base, com os dianteiros a registar 2,9 bar e os traseiros 2,7 bar, o que também ajudou a cumprir o objectivo delineado pelos responsáveis espanhóis.
A marca estipulou, ainda, um peso máximo para o Ibiza Ecomotive, que não pode exceder os 1144 kg; ou seja: se o cliente quiser equipamento adicional tem de ter em conta este limite. Com este peso, a marca anuncia 177 km/h de velocidade máxima e de uma aceleração 0-100 km/h cumprida em 12,9 segundos.
Na estrada ou na cidade, este Ibiza apresenta boa compostura: o comportamento é eficaz, apesar de o mau piso trazer ao de cima alguma dureza da suspensão. O manuseamento da caixa não apresenta problemas, o escalonamento da mesma é correcto e os travões cumprem bem o seu papel.
O único senão deste motor é o poço que existe abaixo das 2000 rpm, antes de o turbo entrar em acção, o que obriga a ter o ponteiro do conta--rotações acima desta marca, sob pena de sentir a preguiça deste Ibiza, mesmo com o pedal do acelerador no fundo.
O equipamento desta versão já inclui ABS, ESP, Hill Hold Control, sensor da pressão dos pneus e rádio com leitor de mp3 e entrada Aux, apenas para citar os itens mais importantes. Os sensores de estacionamento traseiros, o cruise-control, o ar condicionado e as luzes de iluminação em curva são apenas alguns dos opcionais presentes na lista. Em Portugal, o preço do Ibiza Ecomotive é de 18 090 euros.