Sérgio Paulinho ganhou etapa da Volta a França O ciclista português Sérgio Paulinho, da equipa RadioShack, ganhou hoje, quarta-feira, a 10.ª etapa da Volta a França em bicicleta, que ligou Chambéry a Gap, na distância de 179 quilómetros.
Paulinho bateu sobre a linha de chegada o bielorrusso Vasyl Kiryienka, da Caisse d'Epargne, após uma fuga bem sucedida .
Medalha de prata na prova de estrada dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, Sérgio Paulinho já tinha conquistado uma etapa na Volta a Espanha de 2006.
Desde 1989 que um português não ganhava uma etapa no Tour, Na altura, Acácio da Silva ganhou a primeira etapa em linha, no Luxemburgo, e vestiu a camisola amarela, que viria a perder três etapas depois.
Acacio da Silva tinha ganho outras duas etapas em Tours anteriores, mas o melhor português no historial da Volta a França foi Joaquim Agostinho com sete vitórias em etapas, destacando-se a do L'Alpe D'Huez em 1979, ano em que terminou a prova no pódio, na terceira posição.
O triunfo de Paulinho em Gap começou a ser desenhado com uma fuga lançada por seis corredores logo aos 35 quilómetros da etapa. O sexteto, que incluia o corredor português, aumentou gradualmente a vantagem sobre o pelotão e, a 30 quilómetros da chegada, já se sabia que seria um desses seis corredores que iria ganhar.
A 15 quilómetros de Gap, sucessivos ataques desfizeram o grupo, até que o português da RadioSchack ficou a sós com Kiryienka. "Sabia que era mais rápido do que ele e por isso aguardei o melhor momento para lançar o sprint", disse Sérgio Paulinho no final da etapa.
O pelotão, com os faoritos incluídos, entrou na meta a 14.19 minutos de Paulinho.
Com o triunfo em Gap, Sérgio Paulinho subiu de 77.º para 54.º na classificação geral, que continua a ser liderada pelo luxemburguês Andy Schleck, da Saxo Bank..
JN - 14-07-2010