Benfica desilude na Europa
Taça UEFA | 2008-11-06
O Benfica perdeu na noite desta Quinta Feira com o Galatasaray por duas bolas a zero, com ambos os tentos a serem apontados na etapa complementar. A equipa turca inaugurou o marcador no reatamento da partida através de Emre Asik, com Umit Karan a estabelecer o resultado final à passagem do minuto 70. Uma vitória táctica da equipa turca, que conseguiu sempre dominar a zona intermediária do terreno de jogo.
O Benfica surgiu no Estádio da Luz com Quim na baliza, com a linha defensiva a ser composta por Maxi Pereira à direita, Luisão, Sidnei como centrais e Jorge Ribeiro na lateral esquerda. Yebda e Katsouranis eram as referências na faixa central do meio campo, com as alas entregues a Di Maria e Reyes. Nuno Gomes e Suazo eram os homens mais avançados no terreno de jogo.
Ao contrário do que se chegou a ventilar, Aimar começou o jogo no banco de suplentes, com Rúben Amorim a ser o elemento convocado que não se chegou a equipar.
Os encarnados iniciaram a partida de forma algo nervosa, a não conseguir assumir cabalmente os destinos da partida, com a equipa turca a tentar sempre importunar o último reduto à guarda de Quim. Apesar deste domínio repartido, as melhores oportunidades de golo acabaram por ser do Benfica, especialmente por intermédio do hondurenho David Suazo.
Aos 37 minutos Maxi Pereira cruza a bola para interior da área, onde surgiu Suazo a rematar para uma defesa aparatosa de De Sanctis, quando já se gritava golo no Estádio da Luz.
A zeros ao intervalo, o Benfica surgiu sem novidades na segunda parte, mas o a etapa complementar começou praticamente com o primeiro golo forasteiro. Na sequência de um pontapé de canto, Emre Asik, na pequena área, bate Quim e inaugura o marcador.
Quique Flores responde com as entradas de Aimar, Cardozo e Carlos Martins, para os lugares de Reyes, Nuno Gomes e Yebda.
O Benfica tentava recuperar da desvantagem, mas foi o Galatasaray que dilatou a vantagem à entrada dos vinte minutos finais. Uma boa combinação das linhas avançadas turcas, permitiram a Karan surgir isolado na cara de Quim, respondendo o avançado de 32 anos com um desvio para a baliza.
Até ao final da partida não houve mais alterações no marcador, terminado a partida com a vitória da equipa turca por duas bolas a zero.
Com esta derrota o Benfica continua naturalmente com 1 ponto, ficando a liderança confortável do Grupo B na posse do Galatasaray com 6 pontos em outros tantos possíveis. O próximo jogo dos encarnados reveste-se de um elevado grau de dificuldade, viajando a equipa até à Grécia para, a 27 deste mês, defrontar o Olympiacos.