Barack Obama foi hoje eleito presidente dos EUA
- Barack Obama foi hoje eleito presidente dos EUA para gáudio de muitos norte-americanos, que o elegeram, e de muitos outros milhões espalhados por todo o mundo.
- Espera-se que Obama corresponda às expectativas - elevadíssimas - de muitos milhões dentro e fora dos EUA.
- Uma vitória histórica - obviamente - e que acarreta responsabilidades acrescidas para o senador de Illinois.
- A crise financeira, que entretanto já é económica, será a primeira prioridade de Obama. Crise essa que, diga-se, acabou por ser uma ajuda preciosa para a sua vitória, ao centrar a campanha numa área em que tinha melhor imagem do que McCain.
- Mas Obama enfrenta outros desafios complexos pela frente, nomeadamente mostrar que a maior potência mundial não perdeu músculo no que respeita à «Guerra ao Terrorismo».
- Seria uma pena que a sua presidência entrasse para a história apenas por ser a do primeiro negro na Casa Branca. Os EUA e o Mundo precisam de uma presidência a sério em Washington depois de um inquilino inenarrável que a ocupou durante oito longos anos...
quarta-feira, 5 de Novembro de 2008
Obama promete mudanças nos EUA
O futuro presidente dos EUA, Barack Obama, prometeu esta madrugada de quarta-feira trazer a mudança ao país. «A mudança chegou à América», disse.
Perante perto de meio milhão de apoiantes, Obama fez o seu discurso de vitória no Parque Grant, em Chicago.
Após dedicar a vitória à família, Obama alertou para os desafios que terá de enfrentar. «Sabemos que nos esperam os maiores desafios de sempre. Duas guerras, um planeta em perigo e a maior crise financeira de sempre», frisou.
Contudo, o senador do Illinois manifestou confiança no «povo» norte-americano para ultrapassar os obstáculos.
«Muitos não irão concordar com tudo o que decidir. Mas serei sempre honesto convosco. Vou ouvir-vos, especialmente quando discordarmos. E vou convidar-vos a participarem na tarefa», afiançou.
Obama deixou ainda uma mensagem para os outros países: «Àqueles que querem destruir o mundo: Nós vamos derrotar-vos (...) àqueles que querem construir a paz: Nós vamos ajudar-vos».
O candidato vencedor elogiou ainda o seu adversário, John McCain. «[Ele] passou por coisas por este país que a maior parte de nós nem consegue imaginar. E o país está hoje melhor graças ao seu sacrifício», afirmou.