A LIBERDADE NÃO PRENDE, A REVOLUÇÃO LIBERTA E A @N@RQUI@ HUMANIZA
A LIBERDADE NÃO PRENDE, A REVOLUÇÃO LIBERTA E A @N@RQUI@ HUMANIZA
A LIBERDADE NÃO PRENDE, A REVOLUÇÃO LIBERTA E A @N@RQUI@ HUMANIZA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


... e porque não? 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  EntrarEntrar  

 

 AVC: Como estar atento aos "3 F" pode salvar-lhe a vida

Ir para baixo 
AutorMensagem
Devezas
Admin
Admin
Devezas


Número de Mensagens : 10273
Idade : 71
Localização : Trofa
Data de inscrição : 04/11/2008

AVC: Como estar atento aos "3 F" pode salvar-lhe a vida Empty
MensagemAssunto: AVC: Como estar atento aos "3 F" pode salvar-lhe a vida   AVC: Como estar atento aos "3 F" pode salvar-lhe a vida EmptySáb Fev 08, 2014 6:23 pm


AVC: Como estar atento aos "3 F" pode salvar-lhe a vida
Um AVC pode causar lesões cerebrais e é a maior causa de morte em Portugal. Esteja atento aos "3 F",
porque os tratamentos são tão mais eficazes quanto mais cedo é diagnosticado o derrame.


AVC: Como estar atento aos "3 F" pode salvar-lhe a vida Safe_image.php?d=AQAvnSFy9uNF6yrV&w=154&h=154&url=http%3A%2F%2Fvisao.sapo.pt%2F%2Fimv%2F0%2F277%2F729%2Fcerebro-f094

O acidente vascular cerebral (AVC) é a principal causa de morte em Portugal. Um em cada cinco casos são fatais e a incidência da doença aumenta com a idade. O risco de ter um AVC duplica a cada década que passa depois dos 55 anos e a taxa de debilitações resultantes desta doença neurológica é altíssima, sendo que 20% das pessoas morrem nas primeiras 24 horas a seguir ao derrame.
O AVC tem tratamento que é tanto mais eficaz quanto mais cedo forem detetados os sintomas. Saiba quais são para se prevenir contra esta doença.
Sintomas - os "3 F"
A Sociedade Portuguesa de AVC define os sintomas de um derrame cerebral pela nomeação dos "3 F": Desvio da face; Falta de força num braço; Dificuldade em falar. Mas estes estendem-se a outros sintomas associados. Ter uma dificuldade súbita em mexer um braço, uma perna ou ambos de um lado do corpo, uma falha repentina na visão, a diminuição da sensibilidade ou "formigueiro" num dos membros, a dificuldade em caminhar ou entender as pessoas à sua volta, bem como dores de cabeças fortes são alguns dos sintomas em que esta doença se manifesta.
Diagnóstico em 24 horas
Quando detetar algum destes sintomas deve procurar um médico que, perante a suspeita de um AVC, o vai reencaminhar para a realização de um scan cerebral nas 24 horas seguintes ao derrame. Este pode ser feito através de uma TC (tomografia computadorizada) ou de uma ressonância magnética, permitindo confirmar a ocorrência do AVC, saber de que tipo se trata, a área da lesão e respectiva gravidade.
Tipos de tratamento
Quanto mais rápido se dirigir para uma Unidade de AVC, mais probabilidade vai ter de recuperar. As várias formas de tratamento vão depender do tipo de AVC diagnosticado. Os fármacos geralmente utilizados são os anticoagulantes (inibem a coagulação do sangue), os anti-hipertensores (controlam a tensão arterial) e as Estatinas (controla os níveis de colesterol). Pode ainda ter de ser realizada uma cirurgia de emergência no caso de AVC do tipo isquémico ou hemorrágico.
Comportamentos de prevenção
Apesar de não ter sintomas, tenha em atenção a quais os comportamentos que pode e deve seguir para evitar o desenvolvimento da doença: não fumar, alimentar-se saudavelmente (em baixo teor de gordura e alto teor de fibra), moderar o sal e o álcool, fazer exercício regular (30 minutos diários), controlar periodicamente a tensão e a diabetes.
Consequências do AVC
O mais importante é detetar os sintomas atempadamente. Conforme a gravidade e tipo de AVC, as consequências do derrame podem passar por dificuldades a nível da comunicação, perda de massa óssea ou muscular, perda de visão, úlceras de pressão causadas pela imobilidade, complicações no sistema digestivo, entre outras.
via http://visao.sapo.pt/
Ir para o topo Ir para baixo
https://torcato.forumeiros.com
 
AVC: Como estar atento aos "3 F" pode salvar-lhe a vida
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Você pode estar deprimido... Faça aqui um teste
» A vida pode ser tão fixe...
» Como são chulos a mandar... isto só pode dar asneira!
» 3 etapas na vida de um homem como eu...
» Pode piorar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
A LIBERDADE NÃO PRENDE, A REVOLUÇÃO LIBERTA E A @N@RQUI@ HUMANIZA :: PRAÇA PÚBLICA :: CENTRO DE SAÚDE :: Doenças & Tratamentos-
Ir para: