Futebol: Taça - Sporting-FC Porto, o "tira-teimas" da crise após a "bálsamo" ucraniano
07 de Novembro de 2008, 09:05
Lisboa, 07 Nov (Lusa) - Sporting e FC Porto cruzam-se domingo em Alvalade na quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, embalados pelos sucessos na Liga dos Campeões, que ofereceram alguma cor ao ambiente cinzento de crise nos dois "grandes".
O clube "leonino" já tinha dado sinais de recuperação na última jornada da Liga, com a vitória sobre o Rio Ave (1-0) em Vila do Conde, onde Benfica e FC Porto empataram, confirmando terça-feira a "reabilitação" com o inédito apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, a duas jornadas do fim da fase de grupos.
Além de ter oferecido ao futebol português o triunfo 500 em jogos das competições europeias, o Sporting acabou com a "malapata" desde que a Liga dos Campeões se disputa nestes moldes, graças a um golo solitário de Derlei, que assegurou o pleno de vitórias sobre os ucranianos do Shakhtar Donetsk (dois triunfos por 1-0).
O "herói" do último jogo de Alvalade não vai poder, porém, reencontrar a equipa em que se sagrou, em épocas consecutivas, vencedor da Taça UEFA (2003) e da Liga dos Campeões (2004), sob a ordens de José Mourinho, já que foi expulso, por acumulação de amarelos, em Vila do Conde, na sétima jornada do campeonato.
No eixo da defesa da equipa "leonina", o técnico Paulo Bento deve continuar a apostar na dupla formada por Anderson Polga e Marco Caneira, que tem colmatado a ausência forçada, por lesão, de Tonel, o habitual parceiro do internacional "canarinho".
No ataque, e face à ausência de Derlei, que já foi suplente face ao Shakhtar, Paulo Bento tem duas opções para colocar ao lado de Liedson - avançado que se reencontrou rapidamente com os golos depois da longa paragem por lesão -, isto sem contar com Rodrigo Tiui, o herói da final da época passada (2-0 ao FC Porto).
Hélder Postiga, que transitou precisamente do FC Porto para o Sporting no último defeso, parece ser a opção mais provável, até porque foi ele o titular no recente jogo com os ucranianos, mas Yannick Djaló pode também ser trunfo para "baralhar".
Do outro lado estará um FC Porto que se reabilitou dos recentes maus resultados (uma invulgar série de três derrotas consecutivas) "à custa" de outra equipa ucraniana, o Dínamo de Kiev, derrotado em pleno Estádio Valeri Lobanovsky com um golo, já nos descontos, apontado pelo "capitão" Lucho Gonzalez (2-1).
O tento do internacional argentino selou, ainda a tempo, a reviravolta no marcador e recolocou os tricampeões nacionais na corrida aos oitavos-de-final da "Champions", recuperando o alento de uma equipa que parecia "encalhar-se" num caminho de derrotas.
Crises à parte, a história mais recente deste "clássico" na Taça de Portugal parece favorecer os "leões", que nunca perderam para esta competição sob a batuta de Paulo Bento, eliminado apenas uma vez e só no desempate por grandes penalidades (5-4, após 1-1 no prolongamento), diante o... FC Porto, no Estádio do Dragão, nas meias-finais da época 2005/2006.
No cômputo geral dos confrontos entre "leões" de "dragões" para a Taça de Portugal a tónica assenta no equilíbrio, com ligeira vantagem para os portistas, que superaram os lisboetas em 11 das 19 eliminatórias (quatro delas finais, com dois triunfos cada).
No total, estas cifras traduzem-se em 34 jogos no confronto directo, que resultaram em 12 vitórias para o FC Porto, 11 empates e 11 triunfos do Sporting (46 golos dos "dragões", contra 44 dos "leões").
NF.
Lusa/Fim.